Grapefruit slice atop a pile of other slices

Cientistas identificam o objeto mais brilhante de todos os tempos – 500 trilhões de vezes mais luminoso que o Sol

Os quasares são os núcleos brilhantes de galáxias distantes alimentadas por buracos negros supermassivos e, a 12 mil milhões de anos-luz de distância, foi descoberto um que brilha mais do que 500 biliões de sóis.

Crescendo em massa equivalente a um Sol por dia, é o buraco negro que mais cresce até hoje, mas a 12 mil milhões de anos-luz de distância, provavelmente desapareceu há muito tempo. A luz detectada hoje é apenas o eco da sua existência.

Utilizando o Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), os astrónomos caracterizaram o quasar, denominado J0529-4351, que foi visto pela primeira vez em 1980.

“Descobrimos o buraco negro de crescimento mais rápido conhecido até hoje. Tem uma massa de 17 bilhões de Sóis e come pouco mais de um Sol por dia. Isto torna-o no objeto mais luminoso do Universo conhecido”, afirma Christian Wolf, astrónomo da Universidade Nacional Australiana (ANU) e principal autor do estudo publicado na Nature Astronomy.

Os buracos negros que alimentam os quasares recolhem matéria do seu entorno num processo tão energético que emite grandes quantidades de luz. Tanto é verdade que os quasares são alguns dos objetos mais brilhantes do nosso céu, o que significa que mesmo os distantes são visíveis da Terra. Como regra geral, os quasares mais luminosos indicam os buracos negros supermassivos de crescimento mais rápido.

A matéria que é atraída para este buraco negro, na forma de um disco, emite tanta energia que J0529-4351 é 500 biliões de vezes mais luminoso que o Sol.Esta imagem mostra a região do céu onde está situado o quasar recordista J0529-4351 – Crédito: ESO / Digitized Sky Survey 2 / Dark Energy Survey / SWNS

“Toda esta luz vem de um disco de acreção quente que mede sete anos-luz de diâmetro – este deve ser o maior disco de acreção do Universo”, diz Samuel Lai, estudante de doutoramento da ANU e co-autor.

Os investigadores dizem que, surpreendentemente, este quasar recordista estava escondido à vista de todos.

“É uma surpresa que tenha permanecido desconhecido até hoje, quando já conhecemos cerca de um milhão de quasares menos impressionantes. Ele tem estado literalmente na nossa cara até agora”, diz o coautor Christopher Onken, astrônomo da ANU. Ele acrescentou que este objeto apareceu em imagens do Schmidt Southern Sky Survey do ESO que datam de 1980, mas só foi reconhecido como um quasar décadas mais tarde.

Encontrar quasares requer dados observacionais precisos de grandes áreas do céu. Os conjuntos de dados resultantes são tão grandes que os pesquisadores costumam usar modelos de aprendizado de máquina para analisá-los e diferenciar os quasares de outros objetos celestes.

No entanto, estes modelos são treinados em dados existentes, o que limita os potenciais candidatos a objetos semelhantes aos já conhecidos. Se um novo quasar for mais luminoso do que qualquer outro observado anteriormente, o programa poderá rejeitá-lo e classificá-lo como uma estrela não muito distante da Terra.

Encontrar e estudar buracos negros supermassivos distantes poderia lançar luz sobre alguns dos mistérios do Universo primitivo, incluindo como eles e as suas galáxias hospedeiras se formaram e evoluíram.

Com informações: goodnews